Como é o verão no Québec?

A vida em Québec segue o ritmo das estações! Aqui vamos falar como é o verão na província e como tirar o melhor proveito deste período do ano!

Saber como é o verão no Québec, é uma curiosidade de muitas pessoas. Isso se deve ao Canadá ser conhecido como um país no qual o inverno é muito rigoroso, com temperaturas negativas e neve.

Contudo, há quatro estações distintas em Québec a cada ano, cada uma com suas próprias características especiais. O verão acontece no período de junho a agosto, e traz consigo o encanto único de dias mais longos e quentes.

Assim, conhecer o ritmo de vida dos quebequenses nesta época do ano, pode fazer toda a diferença na sua experiência neste território canadense. No post de hoje, você descobre como é o verão no Québec e ainda recebe algumas dicas para aproveitar ao máximo tudo o que a província oferece! 

Como é o clima em Québec?

Québec fica na costa leste do Canadá, possui clima temperado continental, com quatro estações bem definidas. Confira:

Primavera (março, abril, maio)

A partir do equinócio de primavera (acontece normalmente em 20 ou 21 de março), a temperatura em Québec começa a subir e a neve a derreter gradativamente. O clima é geralmente agradável e a temperatura durante o dia ronda os 0 °C. É a “época do açúcar”, na qual a seiva das árvores de bordo flui e permite a produção do típico xarope de bordo.

Verão (junho, julho, agosto)

Os dias são mais longos e a temperatura mais quente. Nesta estação ocorrem as férias escolares e diversos eventos interessantes animam a cidade. As portas dos restaurantes e cafés estão abertas e é possível usufruir de inúmeras comodidades ao ar livre: parques, piscinas, ciclovias, campos de futebol, dentre outras.

Outono (setembro, outubro, novembro)

As folhas das árvores ficam amarelas, laranja e vermelhas. É época de colheita, então os mercados estão transbordando de produtos locais e você pode até mesmo ir colher maçãs em um pomar. Nesta época, os dias começam a se tornarem mais curtos e a temperatura a cair.

Inverno (dezembro, janeiro, fevereiro)

Estes são os meses mais frios do ano, então é preciso estar preparado! A neve cobre o solo e você pode aproveitar todas as atividades clássicas de inverno: patinação, deslizamento, esqui, caminhada na neve, etc. Vários eventos acontecem no inverno, e entre dezembro e início de janeiro, as escolas estão fechadas para a temporada de férias.

O que fazer no verão em Québec?

No verão, Québec fica ainda mais alegre e bonita. É uma estação muito agradável, marcada por roupas mais leves, atividades ao ar livre, prática de esportes, acampamentos, praias lotadas, sorveterias movimentadas, bares com seus pátios sempre repletos de gente, festivais, muitas atividades e programas para fazer.

Nos meses de junho e julho, pontos altos do verão, o Sol costuma desaparecer por volta de 21h e nascer às 5h, o que faz com que os dias sejam longos, animando ainda mais a população a curtir o clima. Confira nossas 10 dicas sobre o que fazer no verão em Québec.

  1. Vá a um dos muitos festivais realizados em Québec durante o verão, como o Festival International de Jazz de Montreal, o festival de comédia Sugar Sammy ou o Osheaga Music & Festival, entre outros. Estes não são gratuitos, mas valem cada centavo!
  2. Visite o centro histórico da Cidade de Québec a pé. Aproveite para admirar as belezas arquitetônicas desta joia da UNESCO, visitando seus locais mais bonitos: o Château Frontenac, o sítio histórico nacional Fortifications-de-Québec, a Basilique-cathédrale Notre-Dame, a Citadelle e as Plaines d’Abraham.
  3. Pare no Grand Marché para conhecer os artesãos locais e provar os produtos regionais. Em seguida, siga a rota de arte pública Les passage insolites.
  4. Aproveite o almoço para descobrir lugares legais para comer na Velha Québec.
  5. Explorar Place Royale e Petit Champlain.
  6. Faça um passeio de barco no rio Saint-Laurent.
  7. Vá ao Beaubien Terrace e aproveite a noite de verão com sua família ou amigos! Ou apenas observe as pessoas enquanto relaxa. É também aqui que os artistas de rua locais tocam a sua música, o que torna a atividade ainda mais divertida!
  8. À noite, visite microcervejarias, como a Microbrasserie Des Beaux Prés e aprenda sobre o poutine degustando este prato amado pelos quebequenses. 
  9. Vá a um parque aquático como o Aqua Parc H₂O de Trois-Rivières ou o parque de diversões La Ronde perto de Montréal
  10. Visite um dos Parques Nacionais, como o Parc national Forillon, Parc national de la Jacques-Cartier, Parc national de la Gaspésie e muito mais. Estes, frequentemente, incluem atividades como camping, pesca, caminhadas e observação da vida selvagem também! 

*

Aqui você descobriu como é o verão no Québec! Evidentemente, a vida québécois segue o ritmo das estações, e cada uma delas tem suas peculiaridades e aventuras para se viver. Há atividades para todos os públicos e idades, até mesmo para os que preferem um passeio tranquilo ou uma imersão histórica na província

O que achou das nossas dicas? Gostaria de passar um verão inteiro explorando a província? Seria um sonho, não é mesmo? Melhor ainda seria aproveitar todas as estações do ano experimentando o que há de melhor em Québec, fazendo amizades, sem nenhuma dificuldade de se comunicar com os locais! 


Quer aprender o francês québécois? Venha para a École Québec! Aqui você não aprende apenas a língua francesa, mas sim o francês québécois com as suas gírias, expressões locais, nuances e particularidades. Agende sua aula experimental gratuita aqui!

Laisser un commentaire