Festas de final de ano no Québec: o que fazer?

Procurando informações sobre o que fazer nas festas de final de ano no Québec? Conheça algumas das tradições natalinas na província! 

Paix, Joie et Amour ! Joyeux Noël !

O que fazer nas festas de final de ano no Québec? O Natal e a celebração Réveillon despertam muitos sentimentos: o saudosismo da infância, o amor entre a família e a esperança de um novo recomeço. 

Cada país tem suas próprias tradições. Na América do Sul, este período coincide com o verão – e muito calor! Por outro lado, na América do Norte, o clima é bastante diferente: as temperaturas frias dão um tom mais cálido e brilhante às ruas de cobertas de neve. 

Aquela deliciosa atmosfera que estamos acostumados a ver nos filmes de natalinos! Muitas pessoas visitam Québec em busca dessa experiência e se deparam com festivais iluminados, comidas típicas e atividades para todos os gostos (e bolsos). 

Se você está procurando informações sobre o que fazer nas festas de final de ano no Québec, separamos algumas dicas para ajudar. Esperamos que aproveite! 

O que fazer para desfrutar o Natal e o Ano Novo no Québec

Les Fêtes de Noël (Festas Natalinas), que acontecem no final de ano em Québec, são tão mágicas que você se sentirá como uma criança novamente. As luzes, as decorações e a neve… A Velha Québec se transforma em uma encantadora vila natalina que parece ter saído direto de um conto de natal de Charles Dickens! 

A véspera do Ano Novo em Québec é chamada de La Saint-Sylvestre. Para comemorar, no dia 31 de dezembro, os quebequenses vão a uma festa ou restaurante com amigos, ou organizam sua própria confraternização em casa. Esse também é um momento para reuniões familiares e tradições especiais.

Confraternização em casa, com a família, é comum nas festas de final de ano em Québec

Algumas tradições comuns do Ano Novo em Québec incluem compartilhar um banquete, assistir ao show de fogos de artifício na véspera e fazer resoluções para o ano que se iniciará.

Confira como aproveitar toda essa magia e encantamento:

Marché de Noël Allemand (Mercado alemão de Natal)

A partir do final de novembro, há uma variedade de feiras de Natal, chamadas de Marchés de Noel. A mais conhecida é a Marché de Noël Allemand na cidade de Québec, a qual recria a atmosfera dos grandes mercados natalinos europeus. 

Os tradicionais quiosques de madeira disponibilizam produtos locais, presentes, degustação de produtos alemães, entre outras comidas típicas. Espetáculos extraordinários e corais belíssimos criam a atmosfera mágica natalina da feira. Um opção de entretenimento gratuito no final de ano em Québec e indicado para todas as faixas etárias.

La Place Jean-Béliveau

Você não pode dar um passeio noturno na cidade de Québec sem ver um pouco de arte. A instalação Plein les yeux et les oreilles, uma trilha interativa e iluminada, é perfeita para aqueles meses frios de inverno, com sua estação de aquecimento e rinque de patinação! 

Uma vez na praça, não deixe de conhecer também seu famoso mercado de Natal – haverá muita comida deliciosa de vendedores locais, bem como obras de artistas talentosos da cidade.

La Fête des Neiges de Montréal

O Festival de Neve de Montréal é um evento obrigatório para quem quer aproveitar a temporada de frio e neve. Este festival familiar ao ar livre reúne milhares de pessoas em busca de uma experiência de inverno inesquecível, com eventos programados ao longo de 4 finais de semana!

O festival acontece no Parc Jean-Drapeau, que organiza esta celebração anual e oferece muitos shows divertidos e emocionantes, como apresentações musicais e de fantoches, além de caminhadas na neve ou esqui na Piste des Olympiques.

São muitas opções para desfrutar de atividades ao ar livre!

O final de ano em Québec é perfeito para patinar no gelo

Simplesmente aproveite!

Há muitos shows acontecendo no final de ano em Québec, em especial na véspera de Ano Novo. Você pode visitar a Place des Arts, em Montréal, Le Théâtre du Nouveau Monde ou até mesmo ir a um dos pequenos espetáculos em teatros locais! 

Ou, se assim desejar, aproveite as simples delícias de estar em Québec para as festas de final de ano! Além das atividades mencionadas acima, você também pode:

  • Patinar no gelo ao ar livre ou em ambientes fechados.
  • Experimentar comidas tradicionais de Québec, como tourtière (uma torta de carne) ou caramelo de bordo.
  • Beber chocolate ou vinho quente.
  • Assistir à queima de fogos pessoalmente ou pela televisão.
Tourtière – prato típico para experimentar no final do ano em Québec

*

Se você tiver a oportunidade de vivenciar as comemorações de Natal e Ano Novo no Québec, terá acrescentado encantamento, luz, comidas deliciosas, artes e cultura ao seu final de ano. Certamente serão momentos inesquecíveis!

Como vimos, existem muitas coisas interessantes para fazer e conhecer em todas as províncias do Québec durante essa época. Se, por acaso, nenhuma dessas listadas acima pareceu atrativa, explore outras opções. Com certeza, encontrará algo que lhe agradará!

Laisser un commentaire