Como ser profissional no Québec?

As empresas do Québec acrescentam um olhar diferente em seus processos seletivos. Saiba como ser profissional no Québec aqui neste post!

Ser um bom profissional exige algumas habilidades sociais importantes para transitar em diferentes ambientes de trabalho. Isso é comum em diversos ambientes corporativos ao redor do mundo. Dentre as mais desejadas, podemos citar algumas como empatia, comunicação, colaboração, resolução de problemas, trabalho em equipe, autogestão, inteligência emocional dentre outras.

Sim, esses requisitos são comumente exigidos pelo mercado internacional, no entanto, as empresas do Québec acrescentam um olhar diferente em seus processos seletivos. São bem criteriosos sobre a adaptabilidade à cultura, por exemplo. Aqui neste post vamos conversar mais sobre isso e de como destacar-se como um profissional do Québec. 

Vantagens de trabalhar no Québec

Muitas pessoas gostariam de construir uma vida no Québec. Estabelecer-se em outro país é um desejo das pessoas incomodadas ou insatisfeitas com as condições de vida em seus países de origem. Normalmente, este é o gatilho para o início das buscas de um novo lugar para viver. 

O que acontece, normalmente, é que durante essa busca é interessar-se sobre o Canadá e ficar encantado com a possibilidade de viver por lá. Afinal, a lista de benefícios é longa: ensino de qualidade gratuito, alto nível de segurança e sistema de saúde público de referência…

Essas condições atraem, principalmente, quem está em boas condições de vida para criar os filhos e está aberto às possibilidades de mudar-se com a família, essas razões saltam aos olhos. A melhor parte é que o Canadá (mais especificamente o Québec) possui  programas governamentais consistentes de incentivo à imigração.  O que nos conecta com o próximo tópico.

O que fazer e o que não fazer para ser profissional no Québec 

Isso mesmo. Existem diversos programas governamentais de incentivo a imigração no Québec. É um país  reconhecido por acolher imigrantes que compartilham os valores da sociedade quebequense e, idealmente, possuem experiência nos setores com grandes demandas.

Por isso, um dos pré-requisitos para iniciar um processo imigratório é receber pessoas dispostas a integrarem-se à cultura, aprendendo francês,  compartilhando valores semelhantes e trabalhando em comunhão com a população local para o desenvolvimento da província. 

Além de ser uma condição para conseguir ingressar no processo imigratório, as empresas exigem a compreensão da cultura local de trabalho, ou seja, o entendimento da etiqueta empresarial canadense. Assim como todos os países ao redor do mundo, o Québec possui nuances sociais.

Contato visual, um aperto de mão firme, a utilização adequada do espaço pessoal… Como conversar, construir relacionamentos profissionais, o que é adequado ou não. É fundamental evidenciar que está disposto a ser compreensivo, apreciativo e ainda respeitosos com a cultura da província. 

aperto de mão entre profissionais

A parte boa é que latino-americanos conseguem se adaptar com facilidade. Por mais que sejam mais intensos, destoando do comportamento mais contido dos canadenses, colonização e a formação cultural da província do Québec trouxe um tempero diferente ao jeitinho québécois, tornando-o mais caloroso, solidário e acolhedor.

Essa característica favorece à integração do imigrante latino-americano à comunidade québécois. Outro ponto importantíssimo para qualquer pessoa que pretende imigrar para o Québec é falar francês. 

Dominar essa língua é imprescindível para imigrar para o Québec.  Diferente das outras partes do Canadá, é uma região francófona (com uma história interessantíssima) e, por isso, as chances de contratação estão ligadas à fluência do idioma. É importante ter, no mínimo, o nível intermediário. 

Pode parecer difícil mas fazendo aulas três vezes por semana, é possível chegar ao nível intermediário em apenas 10 meses. 

Ser um bom profissional exige algumas habilidades sociais importantes para transitar em diferentes ambientes de trabalho. Contudo, para ser um bom profissional no Québec é fundamental integrar-se à cultura, aprendendo francês,  compartilhando valores semelhantes e trabalhando em comunhão com a população local para o desenvolvimento da província.

 

Nós, da École Québec, podemos te ajudar. Somos uma escola de idiomas e podemos te ajudar a aprender francês e alcançar a proficiência necessária para atingir os níveis intermediário/avançado. 

O que acha de marcar uma aula experimental e começar a flertar com o idioma? Você não vai se arrepender!

Laisser un commentaire